O Alto Tietê deu um passo importante anteontem no combate ao crime organizado com a inauguração da primeira Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) na região. Suzano foi a cidade escolhida para receber o novo serviço, que futuramente formará o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

Muita atento às questões relacionadas a segurança pública, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem investido no setor e olhado para questões até então deixadas de lado no Alto Tietê. O combate ao crime organizado é uma delas. No momento, um efetivo de 61 policiais atua para impedir que estados paralelos se criem ou se fortaleçam na região. A partir de 2025, esse número deve subir para 95. 

Os desafios não serão poucos, afinal a violência está presente de diferentes formas, especialmente nas áreas mais populosas e carentes, mas também é identificado em cidades menores, como Salesópolis, onde casos de explosão de caixas eletrônicos foram registrados mais de uma vez, sendo a última no final de 2023.

Ter um grupo devidamente treinado para enfrentar essas situações traz mais tranquilidade para a população, além de intimidar os bandidos, que terão mais essa dificuldade para cometer seus crimes no Alto Tietê. O patrulhamento, bem como o trabalho de inteligência e o monitoramento, são ferramentas de extrema importância que, usadas de forma eficiente, são capazes de reduzir de forma muito significativa os índices de criminalidade. 

Que assim como Suzano, comandada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, que finaliza o segundo mandato, outras cidades se mobilizem e insistam para trazer reforço humano e tecnológico para suas gestões. 

A região precisa investir cada vez mais em segurança, seja por meio das prefeituras, com o treinamento e ampliação do efetivo de suas Guardas Civis Municipais (GCM), instalação de câmeras para reforçar o monitoramento e a aplicação inteligência artificial, ou por meio do Estado, com a chegada de mais policiais militares, companhia e batalhões da Polícia Militar e de serviços especializados, como Caep e Baep.