Mais um período para promover reflexões sobre temáticas que precisam de informação, compreensão e conscientização. Neste mês, destacamos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data, determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa à sensibilização da população com interpretações não estereotipadas sobre o Transtorno de Espectro Autista, conhecido como TEA.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Trata-se de um transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que haja, no mínimo, dois milhões de pessoas com TEA, mas o país ainda não dispõe de números oficiais para o contingente real. 

Em uma sociedade tão diversificada, cabe a cada um reconhecer e respeitar as diferenças, mas, sobretudo, valorizar as potencialidades das pessoas.  Com suas limitações, cada um tem o seu modo de aprender, comunicar, socializar e mobilizar.  E todos com habilidades e competências a explorar, e, por meio delas, talentos a partilhar. 

À educação, a missão é promover uma escola inclusiva tanto no quesito educacional quanto social, para que todos aprendam a conviver em um ambiente cada vez mais plural, que é a escola. Nela, os educandos aprendem que todos têm as suas particularidades, e, por sua vez, habilidades. Cabe aos professores elaborar estratégias de acordo com as dificuldades dos estudantes com o objetivo de promover um ensino que capte seus pontos de interesse, dê visibilidade aos seus talentos e amplie suas potencialidades. 

É preciso, desde cedo, desenvolver um percurso educativo que estabeleça uma cultura da tolerância e do respeito à diversidade. Para isso, almeja-se um ensinar focado na realidade, necessidade e singularidade do estudante.  E, em especial, em parceria com a comunidade escolar, para que o aprender seja democrático. 


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta