O Dia Mundial da Saúde será comemorado neste domingo (07/04). A data é importante para lembrarmos o quanto uma vida saudável é necessária, bem a prevenção de possíveis doenças, seja por meio de exames, atividade física, mudanças de hábitos e outros meios. 

Mas será que é possível realmente cuidar da saúde quando contamos com as redes de saúde pública e privada? Será que recebemos o respaldo necessário para manter a saúde em dia? Temos acesso a serviços de qualidade em situação de emergência ou a exames e acompanhamentos preventivos? 

A resposta para essas perguntas é não quando pensamos na grande maioria dos brasileiros. Poucas pessoas têm acesso a planos de saúde realmente bons, preparados para atender seus clientes com a devida qualidade e variedade de serviços em sua rede de atendimento. 

Na sessão da Câmara realizada na última quarta-feira (03/04) os vereadores votaram a favor, por unanimidade, de uma moção de repúdio contra a empresa Notredame Intermédica em função dos problemas nos serviços prestados para os clientes. Um caso mais grave ganhou destaque, onde uma mãe precisou acionar a Polícia Militar para garantir o atendimento do seu bebê por meio do convênio em uma unidade da própria empresa em Mogi. 

Lamentável, absurdo, de péssima qualidade foram algumas das palavras utilizadas pelos parlamentares para definir a situação e o trabalho da empresa médica, que presta serviço também para o município atendendo os servidores municipais. 

Na rede  pública a situação também é complicada, uma vez que a superlotação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e hospitais é uma realidade, especialmente em função da epidemia de dengue registrada no Brasil e na região. 

 A população não tem para onde correr e, no caso daqueles que possuem convênio, que investem quantias significativas para garantir a saúde de suas famílias, o atendimento rápido e eficiente praticamente não existe. 

Que o Dia da Saúde seja também para refletir sobre a rede pública e privada para que tenhamos realmente uma vida saudável.