Alimentos funcionais são aqueles naturais ou ainda aqueles que são enriquecidos a partir de aditivos alimentares, tais como minerais, vitaminas, substâncias dietéticas, ômega 3, culturas bacterianas, antocianinas, fibras (prebióticos, probioticos, dentre outras), e carboidratos que possam auxiliar na manutenção da saúde e na diminuição do contágio de doenças. Pesquisadores da área ainda estão buscando avaliar os contras e prós do uso constante de alimentos funcionais na alimentação das pessoas, buscando sempre uma melhor qualidade de vida.

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De uma maneira generalizada, podem ser classificados em quatro classes básicas: diminuidores de riscos cardiovasculares, compostos antioxidantes, reguladores da parte do organismo relacionada ao trato gastrointestinal e ainda aqueles ligados às funções psicológicas e comportamentais.

 

Em outros países, os alimentos funcionais mais conhecidos e consumidos são os sucos enriquecidos com vitaminas, os iogurtes com probióticos e ainda o pão enriquecido a partir da inclusão dos ácidos graxos e ômega 3.

Essa concepção de alimentos funcionais foi introduzida, num primeiro momento, no Japão, ainda nos anos 80, sendo relacionada a uma forma de cardápio mais individualizada, buscando uma melhor saúde, e um estilo de vida, levando em consideração também o sexo da pessoa e sua necessidade para encontrar alimentos que lhe fazem bem e que lhe fazem mal.

 

Os mesmos tem sido constante alvo de estudos e embora não sejam capazes de promover a cura das doenças, contém substâncias naturais que são capazes de reduzir ou de prevenir o risco de determinadas enfermidades.

 

Antes de passar a ingerir os alimentos funcionais, é importante que se faça uma consulta a um nutricionista para que as porções e escolhas dos alimentos sejam bem feitas, cumprindo com as necessidades originais de cada pessoa.

 

 

 

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e diretor científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (ABRAPEFI) - @abrapefi