Véspera de mais um feriado prolongado, com algumas prefeituras com as atividades suspensas já a partir desta quinta-feira (28/03), e a preocupação se repete como em outras datas semelhantes do ano, com os riscos nas estradas. Milhares de pessoas devem aproveitar os dias de folga para viajar para o litoral ou para cidades do interior do Estado, e como sempre todo cuidado é pouco. 

A atenção nas estradas precisa ser redobrada, e é fundamental a revisão dos veículos antes da viagem, e sempre vale o alerta: se beber, não dirija. Não há como negar o impacto das bebidas alcoólicas sobre os movimentos e as decisões dos motoristas, que precisam ser adotadas em frações de segundo, colocando em risco a própria vida e dos demais motoristas e pedestres. Não se trata apenas de uma decisão pelo valor alto da multa, mas, principalmente para preservar vidas. 

A sabedoria popular diz que os motoristas dirigem não apenas para si mesmos, mas principalmente com atenção aos demais. Por isso, repetimos mais uma vez que todo cuidado é pouco, ainda mais com a expectativa de um feriado de Páscoa chuvoso. 

Entre as estradas da região, pensando em dias de chuva, o perigo maior pode estar na rodovia Mogi-Bertioga, que já ficou interditada por seis dias neste ano devido ao deslizamento de pedras. Infelizmente um risco que ainda existe, mesmo com os muros de contenção e as obras paliativas realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo estadual. Especialistas falam na necessidade de uma nova estrada que seja mais segura para o motorista. 

E pensar nas estradas, é lembrar também da cobrança de pedágio que está por vir com o projeto de concessão das rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, com edital em andamento. Dificilmente a decisão do Estado será suspensa, como ocorreu antes, e é preciso cobrar contrapartidas que realmente beneficiem Mogi das Cruzes e região. 

Que cada um faça a sua parte, o governo invista na segurança das estradas, e os motoristas se conscientizem de seu importante papel para evitar acidentes, não apenas em dias de feriado, mas em todos os momentos ao volante.