Esclarecendo a sociedade referente a Fisioterapia, é uma profissão que necessita de algumas habilidades importantes, ser observador e ter atenção à saúde, vontade de sempre ajudar o próximo, disposição física e interesse de estudos referente ao corpo humano, criatividade, estar sempre atualizado, equilíbrio emocional. Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais (movimentos) em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas . Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados principalmente pelos estudos da Biologia, das ciências morfológica, cinesiologia e fisiopatologia.  

Esse profissional é totalmente habilitado a realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica, atuando  multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.

Cabe esse profissional, desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional, emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios e sempre que necessário encaminhar o paciente, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde.

Vale lembrar que o Fisioterapeuta tem sua total autonomia e responsabilidade descrita em Lei, não é submisso a nenhuma categoria e que de acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), o fisioterapeuta deve usar e apresentar-se como doutor na sua atuação profissional com respaldo legal para tal, considerando o princípio da isonomia, da tradição cultural de nosso país e da sua fundamentação científica profissional.

 

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Diretor Científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas - ABRAPEFI - @abrapefi