A dengue continua sendo destaque com o início da vacinação em cidade do Alto Tietê. Itaquaquecetuba foi a primeira a distribuir as doses já nessa segunda-feira para crianças entre 10 e 11 anos, seguida por Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz que vão começar a imunização nesta terça. 

Como temos reforçado, o poder público se mobiliza e a vacina a médio e longo prazo deve ter um papel fundamental no combate à dengue, porém, também é preciso mobilizar a população, já que especialistas afirmam que 75% dos focos estão em residências. Nunca é demais lembrar para evitar deixar água parada em recipientes, assim como pratos de vasos de plantas e xaxins; e deixar sempre bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, tambores ou tonéis. 

Também é importante entregar pneus velhos para os serviços de limpeza urbana. Para isso, prefeituras da região contam com os ecopontos e operações especiais para o descarte de materiais inservíveis. Confira os endereços e a programação em sua cidade. Afinal ainda temos o problema do descarte irregular que contribui para outro problema comum nesta época do ano: os alagamentos. 

Reforçamos que o combate à dengue não cabe apenas ao poder público, que vemos unido em ações como a Semana D, realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) em parceria com a Defesa Civil do Estado, que teve início em Mogi na última sexta-feira (16).  

E destaque, infelizmente, negativo na região, para as cidades de Suzano e Guararema que declararam situação de emergência em virtude do aumento de casos da doença. A primeira cidade, entre as mais populosas do Alto Tietê, já soma mais de 470 casos apenas neste início de ano. 

É urgente e necessário unirmos forças, reforçar ações, imunizar as crianças, de acordo com a faixa etária inicial prevista pelo Ministério da Saúde, para revertemos esse quadro preocupante. Atitudes individuais responsáveis, como a imunização semelhante aos duros tempos da pandemia de Covid-19, sempre refletem positivamente no bem-estar coletivo.