Tatame 

O prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), voltou para os tatames e usou seu perfil nas redes sociais para dizer que lá é local onde os problemas com os secretários são resolvidos. A brincadeira se deu após uma “luta” com o chefe da pasta de Agricultura, Felipe Almeida.

Jiu jitsu

Lutadores de jiu jitsu, o secretário é faixa preta na modalidade, enquanto o prefeito é faixa marrom. “É assim que a gente resolve quando tem discussão com algum secretário na nossa prefeitura. Ele sabe quem tem que ganhar”, brincou. 

 Garimpo

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi tema de uma extensa matéria publicada ontem (20) no portal de notícias UOL que apresentou a ligação do político com a mineração há mais de 50 anos. De acordo com a reportagem, ele teve pelo menos três empresas do ramo, já foi condenado por dano ambiental e é sócio de um líder garimpeiro da Amazônia. 

Histórico

Os registros da atividade do ex-deputado na mineração começam em 1973. Foi nesse ano que ele fez seu primeiro pedido de pesquisa minerária à ANM (Agência Nacional de Mineração), para explorar areia em Mogi.

Histórico II 

De acordo com o UOL, Valdemar já atuou no Amazonas e no interior de São Paulo. Ele foi sócio de uma empresa que explora caulim, um minério usado na indústria, na região de Manaus. E teve outras duas dedicadas à extração de areia, argila e água mineral em Mogi das Cruzes e cidades próximas. 

Indenização

Uma das empresas já foi condenada por dano ambiental. Em 2019, a Justiça determinou que Valdemar pague indenização pela devastação de uma área equivalente a 28 campos de futebol em Biritiba Mirim. O valor, que ainda não foi calculado pela Justiça, deverá ser de pelo menos R$ 100 mil. 

Investigação

A Polícia Federal investiga se Valdemar tem relação com o garimpo ilegal. Os agentes apuram a origem de uma pepita de ouro apreendida na casa do ex-deputado no último dia 8, durante operação que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados. Valdemar chegou a ficar preso por dois dias por posse ilegal de arma.