A Guarda Civil Municipal (GCM) vem realizando um trabalho muito importante e extremamente útil na segurança das cidades do Alto Tietê, estando presente nos parques e escolas municipais e suas proximidades, nos terminais municipais de transportes, nos prédios, nos mercados e atuando junto a serviços municipais no seu regular exercício do poder de polícia municipal. 

O efetivo desempenha atividade de segurança pública com o poder e dever de proteger os bens, serviços e instalações municipais, assim como o cidadão. Os resultados sugerem que a presença da guarda municipal ajuda na diminuição de roubos e furtos na região, contribuindo com as forças policiais no combate aos crimes.

Outras áreas que dependem do apoio da guarda são o patrulhamento dos agentes e os resultados na localização de drogas e prisões; proteção ambiental, além da Patrulha Maria da Penha que atua no enfrentamento à violência contra a mulher e defesa da sua integridade. Suzano é referência  na patrulha especializada nesse atendimento, e o Mogi News já trouxe, através do Café com Mogi News, uma balanço positivo com o índice zero de feminicídio entre as mais de 200 mulheres assistidas no município

Já na edição do Mogi News/ Dat de hoje é possível conferir a matéria que destaca o trabalho da GCM em Mogi das Cruzes. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, a GCM atendeu 1.133 ocorrências em 2023, resultando em uma alta de 20,7% em relação a 2022.  Com os devidos treinamentos, equipamentos e novas viatura a corporação tem trabalhado com mais eficiência a cada dia.

A cidade conta atualmente com 250 agentes municipais e deve receber mais 80 GCMs até o meio deste ano. Novidades que o Grupo Mogi News traz em primeira mão para você leitor.

Há alguns anos a população era resistente e não dava credibilidade para o serviço prestado pela Guarda Municipal, mas com a evolução da corporação e o processo de armamento, as equipes vêm atuando de forma cada vez mais eficiente, trazendo resultados positivos para todos.