Os números da dengue pelo Brasil têm assustado e colocado em alerta as autoridades da saúde. Na região vemos as prefeituras intensificando as ações para evitar que no período de intenso calor e fortes chuvas os casos não aumentem. Há muito a ser feito para prevenir infestações e a propagação da doença, assim como a zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Estamos semana destacamos também uma ação pioneira da Prefeitura de Suzano com o projeto ‘Aedes do Bem’, em parceria com uma instituição internacional. Uma ação que mostra a força da ciência tão questionada nos últimos anos. 

O estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que dá base para o trabalho que será desenvolvido no próximo mês em Suzano, tem como premissa reduzir consideravelmente na cidade a quantidade de mosquitos fêmeas, utilizando mosquitos machos modificados geneticamente.

Todas as ações do poder público são bem-vindas e devem ser intensificadas, como o trabalho feito casa a casa em Mogi das Cruzes, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses. E vale lembrar da vacina contra a dengue que deve ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  a partir do próximo mês, de acordo com a estratégia de vacinação apresentada pelo governo federal em dezembro de 2023. 

Porém, é urgente chamar a atenção da população que, com medidas simples, pode ser fundamental no combate à proliferação do mosquito, e consequentemente às doenças por ele transmitidas. 
É imprescindível eliminar os focos de água parada, removendo pratos de plantas, cuidando de piscinas, mantendo as caixas d’água bem fechadas. Todo cuidado é pouco, e como sempre reforçamos, fazemos não apenas por nós, como indivíduos, mas pelo bem coletivo. Uma casa com foco de mosquitos é um perigo para toda uma vizinhança. 

Cabe também a população fazer a sua parte, ainda mais neste período de chuvas, quando é comum o acúmulo de água em diferentes recipientes, é preciso ficar atento para juntos encontrarmos uma solução para um problema que se repete todos os anos.