Felizmente, os cuidados com os idosos tem ganhado cada vez mais destaque por parte do Poder Público. Prefeituras, governos estaduais e federais têm olhado com mais atenção e empatia para essa parcela da população que necessita de condições dignas de vida após contribuírem, de diferentes formas e ao longo de décadas, pelo desenvolvimento das regiões em que vivem. É preciso garantir que essas pessoas tenham acesso à saúde, lazer e segurança. 

Na edição do último domingo (28), o Mogi News/Dat destacou que Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) pretende impulsionar projetos que se preocupem com os mais diversos grupos de pessoas idosas nos municípios brasileiros, bem como a meta de  elaborar um novo plano nacional que se relacione às necessidades contemporâneas desse público. 

Dados divulgados em outubro de 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Censo Demográfico 2022, revelaram que o país tem mais de 32,1 milhões de pessoas, totalizando 15,8% do total da população brasileira. De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, a prioridade da pasta é pensar na garantia de direitos e no exercício da cidadania desse público, tendo como foco “olhar a saúde, a aprendizagem, a segurança e a participação social.” 

Ainda que a passos lentos, as cidades do Alto Tietê têm despertado para as necessidades dos idosos, que vão além de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das aulas de ginástica e da gratuidade no transporte, por exemplo. É importante ter um olhar multidisciplinar para esse público, prezando pela saúde física e mental, bem como dignidade, cuidados e qualidade de vida. 

Em Mogi das Cruzes, recentemente, foi criado do Bolsa Cuidador, que prevê um repasse mensal para famílias de idosos que necessitam de cuidados e vivem em situação de vulnerabilidade. A medida, bastante válida, visa, entre outras coisas, evitar que o idoso deixe o convívio familiar e precise viver em instituições de longa permanência.

O fato é que já passou da hora de cuidarmos daqueles que cuidaram de nós.