Saúde e Segurança, provavelmente, nas áreas de maior preocupação da população, especialmente quem depende do atendimento exclusivamente pelo serviço público. Os últimos tempos foram de importantes avanços nestas áreas esssenciais, como na questão do Hospital Regional, com mais leitos entregues pelo governador Tarcísio de Freitas nesta semana.

Porém, ainda estamos longe de atender a população em todas as suas demandas, com um atendimento de qualidade que deve começar na atenção primária, quando falamos de saúde, e desde os primeiros anos de vida, com o devido acompanhamento de um pediatra. A gestão dos recursos é de suma importância e deve atender tanto as unidades de saúde, localizadas nos municípios, como os grandes hospitais. 

Outro desafio mesmo com o anúncio de novos leitos e a transferência por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, a Cross, sempre presente nos debates sobre os pontos críticos do setor, incluindo recentemente na novela do Pronto-Socorro (PS) da Santa Casa de Mogi, que vive o cotidiano drama de não ter para onde encaminhar os pacientes depois do atendimento emergencial. Drama compartilhado pelas Unidades de Pronto Atendimento da cidade, e uma questão a mais para a continuidade do convênio do PS. 

Vale destacar também o novo capítulo da novela que inclui a utilização da Maternidade Municipal pela Santa Casa, como parte do plano de regionalização da saúde do Governo do Estado. Proposta que ainda não foi apresentada, segundo a Prefeitura de Mogi. 

Já na área de segurança, a crescente movimentação nas ruas do comércio da região também é motivo de preocupação, o que pode levar a um aumento de ocorrências de furtos e roubos. Mogi conta com o monitoramento de câmeras pelo Centro de Operações Integradas (COI) e Suzano já realiza a Operação Natal Seguro, com a Guarda Municipal se unindo a outras forças de segurança para intensificar o patrulhamento. Em breve, Suzano também será a sede do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), um reforço importante na segurança da cidade e da região.