Existe uma conexão clara entre  a saúde mental e física, segundo psicólogos. Quando uma não vai bem,  a outra também é afetada de alguma forma. A falta de cuidados com a saúde mental pode ser manifestada através de sintomas físicos. É comum que isso aconteça quando o estresse, ansiedade e pessimismo são intensos. Da mesma forma, uma má condição de saúde física pode favorecer o desenvolvimento de patologias psicológicas.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde da mente e do corpo são áreas interdependentes na vida de um indivíduo, portanto, precisam da mesma atenção.

A cada ano que passa é observado que a saúde mental é comprometida por diversas causas do dia a dia. Principalmente as atividades laborais vêm comprometendo o estado emocional dos indivíduos, podendo acentuar sintomas já pré existentes e também o surgimento de doenças psicossomáticas, que com o passar dos anos sem a intervenção de um especialista em tempo, poderá desencadear outras novas enfermidades de maior gravidade.

É importante alertar que quando o indivíduo apresenta declínio na saúde mental, pode impactar no sistema imunológico, trazendo prejuízos para saúde através de recorrências de gripes, resfriados, e vulnerabilidade a diversas doenças infecciosas no organismo. Cuidar da saúde mental é um trabalho que deve ter a participação de todos em uma sociedade, principalmente nos ambientes de trabalho e familiares, onde o indivíduo passa a maior parte do seu tempo. 

Fica claro através de estudos e relatos clínicos de pacientes, que uma mente frágil pode facilmente levar ao um corpo frágil. Procure fazer atividades que tragam satisfação e prazer, estimule o seu ambiente de trabalho através de seus gestores a serem ambientes com educação, humanizados e harmoniosos, isso fará a diferença em uma sociedade.


Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Diretor Científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (ABRAPEFI) - @abrapefi