Uma das datas mais esperadas do ano está chegando. E não é apenas pelas crianças com a expectativa da chegada do Papai Noel carregado de presentes, mas um momento aguardado por todos que compartilham com a familiares e amigos os bons sentimentos do período de festas. Comparado aos anos anteriores, marcados pela pandemia de Covid-19, os ventos prometem ser promissores para um Natal feliz. 

Mesmo com os desafios da economia, a expectativa é de aumento de vendas no comércio nesta que é apontada como a melhor data comemorativa do setor. Também vivemos um bom momento de geração de vagas, que acompanhamos a cada semana nos serviços de encaminhamento da região, e nos mostra que a tendência é de recuperação econômica, embora a passos mais lentos do que gostaríamos diante do grande número de desempregados. 

Porém, temos ainda o desafio da qualificação da mão de obra, como mostramos na contratação de temporários, comum nesta época do ano, mas que empresários não conseguiram preencher todos os postos disponíveis. A falta de capacitação e o não atendimento aos requisitos exigidos são impeditivos para números ainda melhores na geração de empregos não apenas na região, mas em todo o Estado.  

Diante desse cenário, vamos aproveitando os momentos finais do ano para, mais do que contabilizar os desafios ainda a ser vencidos, nos planejarmos para um novo ano que seja mais promissor, investindo em qualificação e capacitação, como já vem sendo feito em várias cidades. 

E voltando a falar do clima natalino, vale destacar as campanhas realizadas pelos Fundos Sociais e organizações do terceiro setor que fazem mais feliz o Natal de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. São muitos os projetos, como a Campanha Natal de Sorrisos,  realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, que resgatam a magia da data e trazem a esperança em um futuro melhor. 

Que o Natal possa ser um período de paz e alegria para todos, marcado pela renovação do amor entre as pessoas e da fé em dias ainda melhores.