Mais uma vez o assunto é saúde e as notícias são positivas para o setor. As cidade de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá devem receber juntas quase 60 novos médico para ampliar os atendimentos nas cidades por meio do Programa Mais Médicos. Sabemos que no Brasil existe uma enorme carência em assistência médica e o objetivo do programa é expandir o atendimento por todo o país, principalmente em municípios do interior e periferias das cidade. 

O Mais Médicos, criado em caráter emergencial em 2013, conta atualmente com mais de 18 mil profissionais, entre eles, intercambistas, brasileiros ou estrangeiros formados no interior. No início do programa, a prioridade era abrir espaço para médicos brasileiros atuarem no país, mas pela quantidade de vagas o programa foi ampliado para receber também estrangeiros.

O programa que já passou por diversas mudanças, tem um papel fundamental no fortalecimento da Atenção Primária do país, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Na região, os novos profissionais farão uma enorme diferença, principalmente nos atendimentos de grande demanda nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) dos municípios.


O Mais Médicos deve garantir a diminuição das desigualdades na área da saúde, trazendo mais qualidade de vida para a população e diminuindo a vulnerabilidade e os riscos à saúde. 


Suzano realizou neste ano reformas e inaugurações de novas UBSs, inaugurou uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, no Jardim Revista, além da revitalização do Pronto Atendimento Municipal (PA) de Palmeiras e a ampliação de  outros serviços. O município conta também com o Hospital Regional do Alto Tietê, inaugurado em setembro. Os investimentos na saúde não devem parar, assim como nas cidades de Ferraz e Poá. 


A população precisa de mais atenção na saúde e é importante que a gestão municipal promova a integração dos serviços de saúde existentes, com apoio do Estado e do governo federal, para atender os moradores com maior qualidade.