A poucos dias do Natal, considerada a principal data para o comércio, a expectativa é de maior movimento e melhores vendas que o ano anterior. Esse é um dos destaques da edição de hoje. Mesmo com a economia ainda oscilando, difícil resistir a temporada dos presentes e não comprar uma lembrancinha que seja para familiares e amigos. 


Para fazer a roda da economia girar e o comércio alcançar números ainda maiores, também é preciso ter mais oportunidades de trabalho. Desde a pandemia, ainda damos passos lentos rumo a recuperação econômica, os números de geração de vagas na região são animadores, mas ainda longe de atender a demanda do grande número de desempregados, que por vezes estão há anos já em busca de uma nova oportunidade, sobrevivendo por meio de trabalhos informais. 


Pensando nessas pessoas, temos os programas de qualificação profissional desenvolvidos pelas prefeituras, que certamente têm um papel importante e podem ajudar nesse processo de recolocação. Afinal, também é preciso se manter atualizado. Há pouco tempo demos uma matéria sobre trabalhos temporários, comuns nesta época do ano, e a dificuldade das empresas para encontrar mão de obra qualificada para preencher as milhares de vagas. Por isso, é fundamental se preparar. 


Com um olhar para a falta de oportunidades para pessoas em situações vulneráveis, Suzano abriu recentemente centenas de vagas para bolsistas, com foco principalmente em pessoas desempregadas. Uma iniciativa muito importante o Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização, também com cotas especiais para pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência. 


As pessoas precisam de oportunidade para encontrar um caminho, que vá além da sobrevivência, de um dia de cada vez, é preciso que elas possam sonhar com futuros melhores, investir em novos caminhos  por meio do aprendizado não apenas com foco individual, mas beneficiando também suas famílias. 


A roda da economia é virtuosa e precisa de iniciativas como essa para girar cada vez melhor.