Praticamente cada mês do ano tem uma cor especial para destacar uma campanha voltada principalmente para conscientização e prevenção de determinada doença. Assim é com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que além de chamarem a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, no caso de em mulheres, e de próstata para homens, também são alertas para cuidados com a saúde de forma geral. 

Agora chegamos a dezembro, e o último mês do ano também tem suas cores. Neste dia 1, destaque para o Dia Mundial de Luta contra a aids, uma doença que parece de outros tempos, mas que se mantém presente apesar dos métodos preventivos amplamente divulgados. Toda liberdade, inclusive a sexual, implica em responsabilidade não apenas consigo mesmo, mas também com o outro. E não se trata apenas da aids, como também de outras infecções sexualmente transmissíveis de forma geral, que facilmente podem ser evitadas. 

O número de casos vem diminuindo mas ainda é preciso atenção e cuidado, embora o tratamento hoje seja facilitado, com o coquetel de medicamentos disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A conscientização é o caminho para reduzirmos ainda mais os números, assim como a testagem rápida oferecida nas unidades de saúde através da campanha Fique Sabendo, promovida em diversas cidades. 

Também neste mês temos o Dezembro Laranja, voltado para a prevenção do câncer de pele, que assim como outros tumores pode ser grave se não descoberto precocemente. Embora os dias de calor intenso já estejam presentes há algum tempo, sempre vale o alerta para adotar medidas de proteção, como o uso de filtro solar e, procurar um dermatologista para mais orientações.

Neste sábado (2/12), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que encabeça a campanha do Dezembro Laranja, programou atendimentos gratuitos em mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil, reunindo milhares de médicos dermatologistas voluntários. Saiba mais em https://www.sbd.org.br/ 
O alerta é do cuidado sempre com a saúde.