O esporte é capaz de promover, além da prática de atividade física em si, a inclusão social e o bem-estar da população. Por meio dele é possível tirar crianças e jovens das ruas e oferecer novas possibilidades de vida, de formação e, inclusive, descobrir novos talentos.

Incentivar o esporte é gerar oportunidades para crianças, adolescentes, pessoas em readaptação, além do desenvolvimento esportivo em alto rendimento. E nessa semana Mogi das Cruzes deu mais um salto para garantir que a cidade incentive e promove a prática esportiva, permitindo que mais moradores sejam beneficiados.

Após muitas discussões e elaboração de um novo projeto, a cidade passará a contar de fato com um programa que institui incentivo fiscal para o desenvolvimento do esporte. O projeto de lei complementar aprovado pela Câmara na última quarta-feira por unanimidade pelos vereadores permite que pessoas físicas e jurídicas, contribuintes dos Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) destinem uma parte do seu tributo para fomentar projetos esportivos em Mogi e recebam assim incentivos fiscais por isso.

Na prática, as empresas ou pessoas físicas que optarem por patrocinar ou fazer doações para projetos de esporte amador, por meio do Fundo Municipal de Esportes, terão isenções no pagamento de tributos como IPTU e ISS. A medida visa incentivar, principalmente, os projetos desenvolvidos em áreas onde crianças e jovens vivem em situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um programa que incentiva o esporte e também as empresas, que podem ganhar visibilidade a partir dos projetos que venha a patrocinar, ou seja, todos ganham, seja o munícipe, que terá mais acesso ao esporte; o Poder Público, que conseguirá promover mais qualidade de vida para sua população, além da redução da violência e outros problemas sociais; e os empresários, que poderão ajudar, mas também lucrar.

Que esse projeto sirva de exemplo para as cidades que ainda não o adotaram e o esporte seja realmente incentivado e valorizado para o desenvolvimentos de sociedades mais seguras, saudáveis e preparadas para oferecer um futuro promissor as suas crianças e adolescentes.