O diretor de cinema, Woody Allen, quando arguido a respeito de sua crença, afirmou: "Se ao menos Deus me desse algum sinal claro, como exemplo, se ele fizesse um grande depósito em meu nome num banco suíço". Uma das provas que as pessoas exigem para crer em Deus é desafiá-Lo a realizar algum sinal, ou mesmo um milagre, como condição de aceitar Sua existência. Mesmo as pessoas que testemunharam os milagres de Jesus pediam, com frequência, mais sinais e maravilhas para crer. Por isso Jesus afirmou que a nossa fé é menor que um pequenino grão de mostarda. 

A escola da razão ensina que é preciso "ver para crer", porém, a escola da fé diz que o básico, primeiramente, é "crer para ver". A fé pautada no visível se dissipa quando a riqueza aparente se acaba, mas no invisível a fé crê na promessa de Deus de nos dar "o pão nosso de cada dia" e de nos livrar do mal. "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir do invisível". Hebreus 11. Crer de modo literal no relato de Gênesis da origem do Universo, nos faz não ter mais dúvidas em tudo o mais que a Bíblia relata. 

Ateístas se permitem nivelar Deus à sua finita capacidade de realizar, não podendo aceitar que exista um Todo-Poderoso Ser que não precisa esperar bilhões de anos de evolução para ver sua obra acabada. Num simples ato de vontade fez o Deus Onipotente, do nada, os céus e a terra; e no desejo de apreciar a beleza e a perfeição das suas obras, disse: "Haja luz" e todas as estrelas se acenderam no firmamento. 

A miríade de estrelas cintilantes que encantou os olhos de Adão e Eva no Jardim do Éden é o mesmo céu estrelado de hoje que tanto nos encanta. A vida do homem na terra desde a Criação é de aproximadamente 10.000 anos, se precisasse esperar através da velocidade da luz, por milhões de anos, os seus olhos nunca veriam o brilho das estrelas. "Nas estrelas vejo a Sua Mão e no vento ouço a Sua Voz. Deus domina sobre terra, céu e mar. Tudo Ele é pra mim".

Mauro Jordão é médico.