Maior rio do Estado, o Tietê é uma riqueza natural que nasce e corta a região, banhando as cidades de Salesópolis, onde está localizada a nascente, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. Ele faz parte da nossa geografia, integra nosso ecossistema, mas, infelizmente, nunca recebeu a atenção que merece.

Mesmo abrigando sua nascente, onde a água surge limpa, sem contaminação, não conseguimos preservar sua pureza por muito tempo. Com o crescimento das cidades, das suas populações e das moradias, com a ocupação irregular de suas margens e o descarte de resíduos sem qualquer tratamento, fomos condenando aos pouco o rio que, na capital, “morre” de vez em função das impurezas existentes na água que impedem a manutenção da vida.


Ontem (22) foi comemorado o Dia do Rio Tietê e os motivos para festejar eram poucos, mas ao menos existiram. O primeiro deles é que a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística lançou, em Salesópolis, obras de revitalização das margens e o novo site do Integra Tietê, programa que prevê investimento de R$ 1,3 bilhão para promoção da limpeza e melhorias no rio.


O segundo, mais efetivo para a região, é a garantia do Estado de que o trecho do Tietê que corta a região será desassoreado, com o início dos trabalhos ainda neste ano, beneficiando diversas cidades. A medida é muito bem-vinda, especialmente com a proximidade do verão, estação do ano em que as chuvas se tornam mais frequentes e os alagamentos também.


Sobre o Integra Tietê, programa criado com o objetivo de promover a integração entre o governo, iniciativa privada e a sociedade civil para revitalizar o rio e alcançar a universalização do saneamento, além da melhorar a qualidade dos corpos d’água, o Alto Tietê também será beneficiado. A região receberá investimentos de R$ 1,3 bilhão para diversas obras, inclusive de saneamento.


A longo prazo, ao que tudo indica, o rio Tietê começará a ganhar mais vida e é exatamente essa a obrigação do Poder Público: recuperar o que nós mesmos destruímos e garantir que o rio renasça de alguma forma.