Há hora ou momento para morrer?  Existe destino? Temos a impressão que dentro da nossa vida material podemos direcionar nosso entendimento por dois caminhos, pensamentos e domínio de nós mesmos. Mas, quando se trata do envolvimento da personalidade alma que habita o nosso interior, então o destino está nas mãos do criador. Todas as pessoas merecem e tem o direito de ser felizes, então tome uma decisão coerente e liberte-se definitivamente das tristezas, deixe de imitar os outros. 

Uma antiga frase diz: “Sou o Senhor do meu destino e o capitão da minha alma”. Mas, de repente alguém que está completamente com saúde perfeita, sem doença alguma, tem um enfarte fulminante e deixa este mundo. É o destino? Então temos dois direcionamentos, um que compete a cada ser humano se autodominar e comandar a sua vida, e outro que se trata do ar que respiramos que não é nosso, é uma chispa divina, ou seja, parte da alma cósmica que habita o nosso ser e a qualquer momento, a mente cósmica poderá levar este ser, mesmo estando em perfeitas condições de saúde. 

Viver feliz todos os dias é possível? Nem sempre, neste mundo material e com as pressões da vida em sociedade, das instituições, leis e busca da sobrevivência, nos torna escravos. Como não deixar as tristezas, as frustrações e os erros nos abater? Todo ser humano tem uma missão, de acordo com o seu caráter e talento, e não há nenhum mal em ser livre e de bons costumes. Chegamos a este mundo sozinho e partiremos sozinho. Assim, não imite ninguém e seja você mesmo, sempre altivo e não se deixe influenciar pelo comportamento dos outros. O egoísmo e a individualidade formam o norte dos humanos. Ora, tenha atitudes positivas e não se compare a ninguém. 

Cada um é único e senhor do seu destino. Lembre-se você está sozinho no universo. Pai, mãe, filhos, irmãos, primos e amigos, fazem parte do nosso cotidiano, mas estaremos sempre sós em vida e pensamentos. Considerando que todos os seres humanos são irmãos, pois eles respiram o mesmo ar que domina o planeta, a alma cósmica que habita você é a mesma que habita o meu ser, logo, não existe morte, apenas transformação. É hora de meditar, refletir sobre a vida e o universo. Liberte-se do destino imposto pelos outros e viva a sua vida em sociedade, mas solitária em pensamentos e aliada ao Deus do seu coração. 

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.