A primeira resposta que vêm à mente para esta pergunta é SIM. E isso parece ser lógico e natural. Soa quase como uma resposta a um instinto de sobrevivência. 

O senso comum pode levar a esse pensamento, mas a realidade é mais complexa. Por isso, a resposta mais adequada é o famoso DEPENDE!

Embora possa parecer contraditório ter concorrentes próximos, o conceito de Economia de Aglomeração revela uma outra perspectiva. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode ser benéfico:

1.Atração de Clientes: Quando empresas similares estão próximas, elas podem atrair um maior número de consumidores para a área, que podem optar por visitar mais de uma loja ou empresa. Pense nos shoppings, onde uma variedade de lojas atraem juntas mais clientes do que conseguiriam individualmente.

2. Comparação de Produtos ou Serviços: A proximidade facilita para os clientes compararem opções, especialmente em produtos de alto valor - como acontece na famosa rua das Noivas no bairro do Bom Retiro, em São Paulo ou a rua que tem várias lojas de automóveis próximas na sua cidade.

3. Compartilhamento de Recursos: A divisão de custos com infraestrutura e fornecedores pode reduzir custos e melhorar a eficiência, como vemos no Vale do Silício.

4. Reconhecimento de Tendências: Estar perto de concorrentes facilita a identificação de tendências emergentes e estratégias, permitindo uma rápida adaptação.

5. Criação de um Hub ou Destino: A aglomeração de empresas similares pode criar um destino reconhecido para um tipo de produto ou serviço, como Gramado no Rio Grande do Sul, famoso por seus chocolates artesanais.

A presença de concorrentes pode trazer desafios, mas também uma série de benefícios.

Compreender se o seu negócio se enquadra aqui ou não e utilizar uma abordagem estratégica e baseada em dados e informações pode te ajudar aproveitar esses benefícios e a se posicionar de forma eficaz e diferenciada no mercado. Pense nisso ao escolher o futuro lugar do seu negócio!

Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing