Ontem foi comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data, criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas.

É de conhecimento público que as drogas são um grave problema em todo mundo, sendo consideradas uma questão de saúde pública. O número de usuários cresce a cada ano, assim como as substâncias a venda para quem quer se drogar. O produto mais recente e que preocupa as autoridades é a K9, que apesar de ser chamada de maconha sintética por alguns, não leva nada da erva natural.

No mês passado, a Polícia Civil apreendeu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, uma receita que detalhava os ingredientes e modo de produção da droga e, entre as dezenas de componentes, estavam descritos ácido sulfúrico, que causa queimaduras em contato com a pele e mucosa, anestesia para cavalo, anabolizante de cavalo e massa plástica de funilaria.

Na Cracolândia, além da K9, o crack, a maconha e outros tantos tipos de droga viciam cada vez mais homens e mulheres que vivem em condições degradantes pelas ruas de São Paulo em busca de dinheiro para se drogar. Em meio a eles estão os traficantes, que alimentam o vício daqueles que já não tem sequer condições de saber o que é melhor para sua vida.

Na edição de hoje o Mogi News/Dat traz um balanço de casos de apreensão de droga na região. Esse tipo de concorrência cresceu 296% em um ano, saltando de 26 para 103, o que representa maior produtividade por parte da Polícia Militar.

Esse tipo de ação é imporportante e necessária, mas é apenas um das dezenas de medidas que precisam ser adotadas de maneira conjunta para reduzir de fato todos os números relacionados ao uso e ao tráfico de entorpecentes no Brasil.

Conscientizar crianças e jovens para que não ingressem nesse universo é o caminho mais eficiente e é nele que se deve investir. O ditado "é melhor prevenir do que remediar" faz todo sentido. Já passou da hora do Poder Público enfrentar esse problema mundial.