Nos últimos dias muito tem se falado da febre maculosa. Já são três mortes registradas da doença, que é transmitida por um carrapato. Depois de um longo período de pandemia de Covid-19, os casos de varíola com a transmissão atribuída inicialmente a macacos, é natural o medo de uma nova crise na saúde, ainda mais diante da clara gravidade e alta taxa de letalidade da doença. Especialistas alertam, porém, que é possível reduzir o risco de contrai-la, tomando cuidados ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira.

Nesta edição, destacamos que entre as principais cidades da região apenas um caso de febre maculosa foi confirmado no ano passado em Guararema, e mesmo assim, como realmente deve ocorrer, os serviços de saúde estão sendo orientados para atuar diante de possíveis suspeitas.

Segundo o Governo do Estado, dos 12 casos confirmados da doença, três foram de pessoas que estiveram em um determinado evento na cidade de Campinas, como o casal que faleceu recentemente. Também há frequência da doença em Piracicaba, Assis e Sorocaba, no interior do Estado.

Sempre vale o alerta e que as pessoas que gostam de frequentar regiões de mata e cachoeiras, adotem medidas preventivas como o uso de manga longa, calças compridas e calçado fechado.

Atenção também ao identificar possíveis sintomas, como febre e dor pelo corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas. Procure logo o atendimento médico para verificar a origem dos sintomas, o atendimento precoce para qualquer tipo de doença é fundamental para o início do tratamento.

Todo cuidado é pouco quando se trata da nossa saúde, precisamos estar atentos às medidas preventivas. E cuidado para não repetir os erros do passado, nem tão distante, associando a doença a determinados animais, como os macacos foram culpados no caso da varíola e da febre amarela, neste caso até com pessoas matando de alguns animais.

Agora com a febre maculosa, temos como "suspeitos" as capivaras e cavalos comuns nas regiões afetadas, que são tão vítimas como os seres humanos. Nossa proteção deve ser contra o carrapato.