O Dia do Cinema Brasileiro foi comemorado ontem, dia 20 de junho, e a edição do último domingo do Mogi News/Dat trouxe uma matéria especial sobre a data e o cinema regional, destacando que não são poucos os desafios enfrentados por quem deseja expressar sua arte e levar a cultura para a população por meio das "telonas".
O alto investimento necessário para produzir um filme, o ainda baixo incentivo financeiro por parte do Poder Público e da iniciativa privada, a falta de espaços para exibição de curtas e longa-metragens e a concorrência desleal com a indústria cinematográfica estrangeira são algumas das barreiras existentes no Brasil para quem deseja ingressar e se destacar no universo do cinema.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tramita um projeto de lei (n° 573/2023), proposto pelo deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), que cria a "Cota de Tela Estadual". A lei, se aprovada e sancionada, obrigará os cinemas do Estado a abrirem janelas de exibições de filmes independentes e produzidos por profissionais locais.
A medida ajudaria na democratização do cinema, auxiliaria na descoberta de novos talentos e seria uma forma de apresentar para a população o que pessoas da sua própria cidade ou Estado são capazes de fazer, que tipo de cultura podem apresentar e compartilhar.
É necessário também que se repense o valor dos ingressos para assistir essas produções. Apesar de existirem as meias-entradas para crianças, estudantes, idosos e outras poucas parcelas do público, o preço cobrado hoje nas grandes redes de cinema é alto, sendo impossível atingir uma parcela mais carente da população brasileira, que também deveria ter acesso a esse tipo de lazer e de cultura.
Sem dúvida não faltam talentos na região, assim como no Brasil, o que falta é incentivo e investimento.
Que as prefeituras da região se atentem cada vez mais a esse setor e a essa realidade, que criem condições para que o cinema tenha vez, estrutura e suporte e que os moradores do Alto Tietê tenham a chance de frequentar, de fato, as salas de cinema.