Desde o final de semana já é possível sentir as baixas temperaturas e a proximidade do inverno. Com o clima mais frio, também aumentam os casos de doenças respiratórias como gripe, resfriado e a perigosa Covid-19. Apesar do fim da emergência decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda é importante reforçar a necessidade de prevenção e enfrentamento da doença. No mês passado, o Alto Tietê iniciou a vacinação contra a gripe para os grupos prioritários e, desde ontem, a aplicação foi estendida para toda a população pelo Ministério da Saúde. As vacinas são fundamentais porque protegem a pessoa que se imunizou e reduzem a circulação do vírus.
Em todo o país, o número de casos registrados de gripe/Influenza tem aumentado. Em 2021, 7,2 mil casos foram registrados. Em 2022, esse número saltou para mais de 12 mil. Em 2023, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados, além de 87 óbitos. O aumento registrado nos últimos anos reforça a importância da vacinação para evitar complicações e óbitos, principalmente nas pessoas com maior risco de desenvolver quadros graves da doença.
Já a Covid-19 no Alto Tietê, somente neste ano, de janeiro a abril, contabilizou 15.413 novos casos e 93 pessoas vieram a óbito. Os números reforçam ainda mais a necessidade de manutenção das principais medidas de enfrentamento à transmissão da doença, em especial, da vacinação.
As autoridades de saúde da região estão em alerta com a queda pela procura das vacinas, longe das metas propostas. As vacinas continuam sendo a principal estratégia para enfrentamento de doenças. É de extrema importância que a população tenha consciência que a prevenção é a melhor escolha. Não podemos esquecer que há dois anos haviam filas à procura dos imunizantes e que agora as doses estão disponíveis em livre demanda.
Assim como a gripe por influenza que mata mais de 500 mil pessoas por ano em todo o mundo, teremos de conviver com a Covid-19 que matou milhões desde 2020. A pandemia pode ter terminado, mas a preocupação continua porque o vírus não irá desaparecer milagrosamente.