Os aniversários trazem a alegria, os presentes, as promessas de futuro e, com a idade e experiência, as meditações e reflexões sobre os caminhos que seguimos e pretendemos seguir. O aniversário de 462 anos de Mogi das Cruzes coloca, à vista do público, toda a trajetória adotada por nossos antepassados e antecessores, e as demandas que elas geraram hoje para todos nós.
Somos o resultado das escolhas, e temos nas nossas mãos o futuro que nossos filhos e netos cobrarão. O século XX, na visão do historiador Mário Sérgio de Moraes - cuja entrevista figura na edição impressa de hoje - foi um ponto de transformação na paisagem mas, em alguns casos, teve outras consequências na vida de seus moradores. Se a riqueza, que é inconteste em seu orçamento, população, produto interno e em demais indicadores, não andou junto com a população, foi fruto das escolhas de seu tempo e de sua visão de mundo.
E essas escolhas levaram às encruzilhadas e desafios que os homens e mulheres de hoje enfrentam: os gargalos na Educação e na Saúde; o impacto da pandemia nos números do emprego e renda, levando à necessidade de intervenções do poder público e da sociedade civil; a sensação de impotência das autoridades mediante o desafio, gerando crises institucionais em todas as esferas de poder.
Mogi das Cruzes tem muito a zelar, e muito a se orgulhar: seus recursos hídricos e naturais, seu patrimônio imaterial, sua pujança econômica que causa ciúmes e inspiração. E, por isso, demanda total zelo e empenho de todos os agentes públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de entidades de classe e grupos da sociedade civil.
O apelo do prefeito de Mogi das Cruzes à união pelo desenvolvimento é uma destas meditações diante dos desafios de mais um ano que se descortina.
A cidade não é apenas suas obras, mas a união de seus moradores em torno de fatores que vão além do nome, da bandeira e hino. E, após o último presente aberto, o último voto de parabéns recebido, resta a meditação e a decisão que cabem a quem quer enfrentar o futuro de queixo erguido.