Um prédio anexo à Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, do Serviço Municipal de Águas e Esgotos de Mogi das Cruzes (Semae), em Jundiapeba, foi alvo de vandalismo na noite de segunda-feira (18). Indivíduos, ainda não identificados até a noite, atearam fogo na unidade, que ficou parcialmente danificada, segundo nota da Prefeitura. A Polícia Civil deve investigar o caso.
De acordo com a Prefeitura, o incêndio foi contido pelo Corpo de Bombeiros e não atingiu a elevatória, que segue funcionando normalmente. A administração informou que será registrado boletim de ocorrência.
Segundo a Prefeitura, o prédio atingido é uma edificação construída em gestão anterior, que tinha como objetivo abrigar uma base de manutenção de esgoto no bairro, função que está sendo reavaliada pelo Semae.
O levantamento preliminar da autarquia aponta que o fogo afetou apenas a pintura, a rede elétrica e parte da estrutura básica, já que o prédio estava vazio.
A unidade possui sistema de monitoramento e segurança armada, devido a ocorrências anteriores de furtos. “Infelizmente, a cada ano, é necessário aumentar o investimento em segurança e monitoramento nos equipamentos da autarquia, a fim de evitar furtos e vandalismo. Apesar da diminuição dos casos, ainda não conseguimos evitar 100% esse tipo de ocorrência”, afirmou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, em nota divulgada pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (19).
O Semae reforça que moradores vizinhos às unidades devem comunicar situações suspeitas à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Guarda Municipal, pelo 153. Ambos os serviços funcionam 24 horas.
Vandalismo
Episódios semelhantes já foram registrados neste ano em unidades da autarquia. Em abril, a Estação Elevatória de Água da Vila da Prata teve o abastecimento comprometido após furto de equipamentos elétricos. Já no último dia 13 de março, cabos elétricos foram furtados de uma Estação Elevatória de Esgoto no Jardim das Bandeiras, em César de Souza.