Um dos destaques da edição de hoje é o início da primeira turma do programa Capacita Guararema, que já tem vagas abertas para outros cursos voltados para a capacitação da população. Uma ação importante, que também existe em outras prefeituras, como o Crescer, realizado em Mogi das Cruzes, assim como o Mogi Tech Academy, na área de tecnologia, e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), de Suzano.
Como temos destacado é preciso oferecer qualificação para a população também como medida de geração de renda, por meio de uma possível oportunidade de emprego que possa surgir no futuro, ou de um pequeno negócio que pode ser iniciado a partir desse novo aprendizado. São cursos rápidos, mas que abrem horizontes para novas possibilidades, em meio a desesperança vivida por quem está desempregado.
Da mesma forma que os auxílios, emergenciais ou não, são importantes e ajudam a garantir um mínimo para quem está em situação de vulnerabilidade, investir em qualificação também aponta novos caminhos para jovens e adultos, que estão fora do mercado de trabalho e precisam de conhecimento e, sobretudo, esperança, para a conquista de melhores condições de vida.
O ensino formal é fundamental, mas o aprendizado é contínuo, e é preciso aproveitar as oportunidades, oferecidas pelas prefeituras como já citamos aqui, como também por organizações e entidades. E pensando nos mais jovens, é fundamental o trabalho realizado por organizações como a Guarda Mirim de Suzano, com foco na capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho de jovens de 15 a 18 anos, e recentemente com a captação de currículos daqueles que têm entre 18 e 22 anos e podem ser encaminhados para vagas de Jovem Aprendiz. O que nos falta muitas vezes é uma chance.
Seja os mais jovens ou adultos, o que todos precisam é de uma oportunidade, oportunidade para aprender um novo ofício, uma nova habilidade, adquirir novos conhecimentos, que podem levar tanto ao mundo do trabalho formal, com a conquista de um emprego, ou ser um poderoso incentivo para empreender.