Sempre alerta! Esse é o lema do escotismo, movimento educacional fundado pelo ex-coronel Robert Baden-Powell, na Inglaterra, em 1907, cuja proposta é o desenvolvimento dos jovens por meio de um sistema de valores morais, cívicos e religiosos por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.
O objetivo é que a criança, o adolescente e o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Para isso, ele deve seguir a Lei Escoteira, composto por artigos, como: o escoteiro é leal; está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação; é bom para os animais e as plantas; é obediente e disciplinado e respeita o bem alheio.
No Alto Tietê, apenas quatro cidades contam com Grupo Escoteiro. Dezenas de chefes, como são chamados os responsáveis pelos grupos e pela aplicação dos ensinamentos e atividades, de Suzano, Poá, Arujá e Mogi das Cruzes se dedicam de forma voluntária e com bastante dificuldade para manter os projetos.
Mogi tem um dos grupos mais antigos do Estado, com mais de 70 anos de atuação, o Grupo Escoteiro Ubirajara. Com uma sede estruturada, a entidade atende mais de cem jovens e já foi reconhecida como de utilidade pública pelo poder público, conseguindo assim maior apoio financeiro.
O Grupo São João Ybipiá, criado há três anos em Poá, e o Grupo Sion, de Arujá, também já contam com o registro de utilidade pública, enquanto o Grupo Escoteiro Suzano completa dez anos de atividade sem ter esse reconhecimento aprovado pelo Legislativo.
Já passou da hora do poder público e também dos setores privados apoiarem e criarem condições para que ações, como o Escotismo, cresçam e se multipliquem na região. É preciso investir em movimentos capazes de desenvolver cidadãos conscientes.
Em tempos de crescente violência, do uso excessivo da Internet, consumo de drogas e de casos cada vez mais frequentes de depressão entre os jovens, retirar os adolescentes da rua e do ócio deve ser prioridade.