O celular deixou de ser, há tempos, um item de desejo e passou a ser uma necessidade. Nesta era de tecnologia, novas ferramentas não param de ser desenvolvidas e uma delas que vem fazendo a diferença são os aplicativos.
Esta utilidade traz mais destaque e importância maior aos assuntos em questão, além de aproximar o cliente do público-alvo. Com os aplicativos também é possível aprimorar cada vez mais a estratégia de captação, já que torna-se mais um caminho para ouvir as demandas da população. E, o principal, é uma forma de sair na frente dos concorrentes.
Em Mogi das Cruzes, o prefeito Marcus Melo (PSDB) vem cumprindo com o compromisso de inserir novas tecnologias nos programas da administração municipal. Apenas na terça-feira passada, foi lançado um novo aplicativo, além de uma indicação na câmara de outro programa de celular e a abertura de canais para a Ouvidoria. Na Brazcubas Educação, foi apresentado um dispositivo de reciclagem que identificará com mais precisão o volume de material coletado por catadores e sucateiros. No Legislativo, o vereador Marcos Furlan (DEM) protocolou uma indicação, aprovada por unanimidade, para a implantação de um aplicativo para mapeamento dos pontos turísticos do município. A ideia é que os interessados em conhecer o turismo local possam saber, previamente, o que Mogi das Cruzes tem a oferecer. Ainda ontem, a Ouvidoria integrou WhatsApp e o Facebook para ampliar a comunicação com a população.
Mogi conta com outros aplicativos, como o dos ônibus municipais, que permite o usuário saber o local exato onde está seu coletivo e em quanto tempo chegará ao ponto. A ferramenta também é utilizada em estradas vicinais, na qual a pessoa consegue auxiliar a prefeitura a encontrar irregularidades nesses locais mais isolados, além de outros já lançados.
A tendência é benéfica e aproxima os munícipes de programas de interesse das prefeituras. Falta apenas aceitar um outro tipo de aplicativo - o de transportes, como Uber e 99 - também é benéfico e não tem mais volta.