A Coordenadoria de Habitação de Mogi das Cruzes realizou, na terça-feira passada, mais um sorteio de unidades habitacionais entre as famílias para ocuparem empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Ao todo, 240 famílias foram beneficiadas. Notícias como essa são sempre positivas, pois é a confirmação da sonhada casa própria para muita gente e o início de uma nova vida.
Esse mesmo destino é o que esperamos para os outros moradores, não só de Mogi, mas de toda região, que sofrem em moradias irregulares em áreas de risco. Além da falta de espaço para construção de residências, o crescimento populacional desordenado pode gerar outros problemas graves, como a falta de emprego, até chegar no uso de drogas - esse último caminho vem acompanhado de outros problemas, como o aumento da criminalidade que afeta toda a sociedade.
Na terça-feira passada, em sessão da Câmara de Mogi, os vereadores discutiram a formação de cracolândias em alguns pontos da cidade, como na praça do Shangai; no Jardim Camila, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS); na Vila Nova União, na rua Coronel Cardoso Siqueira e na Praça 1º de Setembro, na área central. Em alguns pontos, barracos já começaram a ser formados e, se a situação não for solucionada logo, ficará cada vez mais difícil retirar os moradores. Por isso, é importante que o trabalho seja feito por todas as áreas responsáveis, como Assistência Social e Segurança Pública, além da cobrança constante por parte dos vereadores.
O assunto é complexo e, certamente, o serviço a ser feito deve ser pensado no longo prazo. Esse é um dos principais caminhos para uma sociedade mais justa e produtiva. Não é porque tivemos a notícia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), nesta semana, de que a apreensão de entorpecentes diminuiu na região, que temos motivos suficientes para comemorar.
Enquanto há o envolvimento de todas as áreas responsáveis, o setor da Educação precisa avançar em paralelo. Caso contrário, o trabalho das autoridades municipais sempre será o de tapar buracos.