O jogo de futebol entre o Atlético Mogi e União FC, pelo returno do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, realizado sábado passado no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, até que teve um roteiro de grande clássico do interior. O Atlético saiu na frente e abriu 2 a 0, mas não resistiu à fase ruim e à superioridade do União, tomando a virada por 4 a 2 no segundo tempo. O resultado em si teve apenas o sentido de manter uma rivalidade na cidade, mas, em termos de classificação, de nada serviu, já que as duas equipes representantes de Mogi das Cruzes na categoria profissional ocupam as últimas posições no campeonato e já estão desclassificadas da próxima fase. Assim, vão amargar o ostracismo no restante da temporada.
Manter uma equipe em uma competição de alto rendimento não é fácil. Exige, entre outras coisas, um bom planejamento, persistência e continuidade durante anos seguidos e um grande investimento financeiro - esse último, sendo o componente mais difícil. Os times mogianos vêm comprovando isso há tempos. Sem verba regular, as diretorias montam elenco às pressas no início da temporada, com contratações duvidosas de técnicos e atletas, e acabam passando vexame nas competições. Neste ano não foi diferente.
Situação semelhante vive o basquete mogiano. Depois de um longo tempo sustentado pelo patrocínio da empresa Helbor Empreendimentos, o time ainda não teve a renovação do contrato confirmada. Mesmo os bons resultados durante este período, como um título paulista, outro sul-americano e o vice nacional do Novo Basquete Brasil (NBB) no ano passado, além de uma projeção internacional com exibições pela televisão, não foram suficientes para convencer a manutenção das verbas. Com o impasse, três dos principais jogadores do elenco já deram adeus à cidade: ala Shamell Stallworth, o pivô JP Batista e o armado Arthur Pecos.
Caso não aconteça um trabalho de maior regularidade, o mais provável é que nos próximos anos a cidade siga vivendo de resultados esporádicos. Resta saber como diretorias, autoridades e patrocinadores vão se justificar à fanática torcida.