Eutanásia
O vereador Lisandro Frederico (PSD) denunciou ao Ministério Público (MP) a realização de eutanásias irregulares de animais que teriam sido cometidas pela Prefeitura de Suzano. De acordo com a ação, a administração municipal não cumpre a legislação estadual, que define os critérios para a eutanásia.
Números
Uma das irregularidades está relacionada ao número divulgado pelo Executivo. Durante as audiências de prestação de contas da Secretaria de Saúde, a prefeitura afirmou ter realizado 36 eutanásias entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. No entanto, após conseguir um mandado de segurança, o que obrigou o Executivo a divulgar os laudos, Lisandro descobriu foram 52 animais eutanasiados.
Sessão da câmara
Na sessão de hoje, a partir das 18 horas, os vereadores de Suzano irão votar o veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Lisandro que estabelece o Registro Geral Animal (RGA), com a chipagem obrigatória de cães e gatos no município. A propositura havia sido aprovada pela Casa de Leis em 13 de dezembro do ano passado. Na justificativa ao veto, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), diz que o projeto define obrigações "sem estabelecer a forma como deverá ser feito o registro geral".
Extinção de cargos
Também será votado amanhã o projeto de lei do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho. A propositura dispõe sobre a extinção dos cargos de assessor de Relações Internas na Câmara de Suzano. Em novembro de 2018, quando ocupava a Presidência da Casa de Leis, Leandrinho exonerou os 19 assessores que ocupavam a função.
Sem semáforo
No primeiro cruzamento de Ferraz de Vasconcelos, logo após a divisa com São Paulo, na avenida Governador Jânio Quadros, um semáforo que antes existia e hoje não funciona mais, acaba colocando motoristas e pedestre em perigo. Como a rua que faz a interseção com a avenida é uma descida, veículos mais pesados, como caminhões, nem sempre conseguem frear antes de acessar o cruzamento.