A definição de mobilidade é característica do que é móvel ou capaz de se movimentar, entretanto, o conceito de mobilidade urbana diz respeito à criação de condições para que as pessoas possam se locomover de uma área para outra. Hoje as cidades enfrentam muitos desafios no que diz respeito ao transporte, pois, são mais utilizados para locomoção, o transporte público e carros particulares. O problema desses meios está na superlotação, principalmente quando se fala de carros particulares, que são responsáveis pelo trânsito gigantesco nas metrópoles.
Existe um motivo para que a população utilize carros para chegar onde querem, infelizmente o transporte público hoje não oferece conforto e comodidade ao usuário. Se metade das pessoas que utilizam carros próprios hoje, migrassem para o transporte coletivo, o transito e a emissão de gases diminuiria drasticamente.
Uma maneira muito eficaz de evitar esse tipo de problema seria o investimento em qualidade dos meios que possuímos hoje, além da implantação de transporte alternativo e sustentável. Algumas cidades já vêm investindo pesado em ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso de bicicletas. É uma das maneiras mais eficientes, baratas e saudáveis para desafogar o trânsito. Em São Paulo, por exemplo, existe um sistema de compartilhamento de bicicletas, que é utilizado por pessoas que precisam usar mais de um meio de transporte para chegar até o destino. Dessa forma, estações foram espalhadas pela cidade, onde podemos retirar a bike em um ponto, e devolvê-la em outro.
Além desses meios mais usuais, algumas inovações estão chegando ao país, como os aplicativos de carona, onde pessoas que vão para lugares próximos utilizam apenas um carro, bem como coisas mais ousadas, como os patinetes elétricos da Uber, que devem chegar no próximo ano ao Brasil. O que esperamos é que esses meios alternativos ganhem mais vez e voz, de modo a ajudar na solução dos nossos problemas de mobilidade.