aguapés
O vereador Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, fez uma Moção de Apelo para que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente agilize o licenciamento ambiental para que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) possa concluir o projeto para a retirada dos aguapés do rio Tietê, no trecho de Mogi das Cruzes. A proliferação da vegetação aquática é um problema antigo que dificulta a captação feita pelo Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), pelo risco do entupimento de tubulações e bombas, prejudica o tratamento e, consequentemente, a qualidade da água fornecida aos mogianos.
problema antigo
Segundo Diegão, a população cobra, há tempos, uma solução para o transtorno, bem como a própria prefeitura, que já estudou a possibilidade de pedir outorga para captar água da barragem de Taiaçupeba, o que não é viável no momento, visto que seria necessário um grande investimento para levar a água da represa até as estações de tratamento ou, então, construir outra estação junto à barragem. "Em minhas andanças pelos bairros, já ouvi muita reclamação sobre esse assunto e resolvi verificar o andamento da questão e solicitar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente se é possível abreviar o trâmite burocrático, para que seja feita logo a retirada desses aguapés do trecho de Mogi", afirmou o vereador.
Regras
O projeto que estabelece o Código de Obras deve ser votado nesta semana pela Câmara de Mogi. O documento vai estabelecer regras e normas técnicas para as construções do município. O código vai permitir à prefeitura ter mais controle e fiscalização dos espaços construídos.
Agradecimento
Depois de oito anos, me despeço do grupo Mogi News. Agradeço à diretora vice-presidente Sônia Massae de Moraes e ao diretor-presidente Sidney Antonio de Moraes pela oportunidade. Aos leitores, agradeço pelo crédito; às fontes que fiz ao longo desses anos, agradeço pela confiança; e aos amigos do jornal e assessores de Imprensa, fico grata pela parceria. A partir dessa semana, a repórter Lílian Pereira assumirá a coluna.