Em Brasília
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) está em Brasília desde ontem. Desde que saiu vitorioso das eleições em 7 de outubro, ele já esteve no Congresso Nacional ao menos três vezes para se inteirar sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados e o processo de trabalho, principalmente das comissões.
Liderança
Quando está em Brasília, Bertaiolli, eleito pela primeira vez ao cargo de deputado federal, recebe o apoio da equipe de assessores que compõe a Liderança do PSD. O partido terá 34 deputados e fará parte da base de apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Sorteio
O deputado também acompanhará o sorteio dos gabinetes, que ocorrerá hoje. Como não se encaixa na lista de pré-requisitos de prioridades para o sorteio, Bertaiolli dependerá exclusivamente da sorte.
Critérios
Ex-presidentes da Câmara, deputados com dificuldades de locomoção ou com necessidades especiais, com idade igual ou superior a 60 anos, mulheres, reeleitos, cônjuge, pai, filho ou irmão de deputado não reeleito, entre outros, poderão escolher o gabinete onde querem ficar ao longo dos próximos quatro anos.
E se der empate?
Quando ocorrer empate na escolha de um gabinete entre os que se enquadrarem na lista de prioridades, levará vantagem o deputado mais idoso e aqueles com maior número de legislaturas. O sorteio dos gabinetes será acompanhado por deputados de todo o país e será transmitido ao vivo pela TV Câmara.