O site do programa "Mais Médicos" saiu do ar três horas após o início das inscrições no novo edital de contratação de profissionais. O Ministério da Saúde diz que o grande número de acessos simultâneos recebido no sistema é "característico de ataques cibernéticos" e está investigando o caso. A pasta afirmou ter recebido um milhão de acessos, mais do que o dobro do quantitativo de médicos em atuação no país. Apenas na primeira hora foram recebidas duas mil inscrições, segundo a pasta. O prazo é até o dia 25 de novembro e o início das atividades está previsto para 3 de dezembro.
Primeiro o governo afirmou que o sistema estava instável em função do "grande número de acessos". Depois o ministério informou que investiga suspeita de ataque ao site. Em nota divulgada por volta das 13 horas de ontem, o ministério informou que, apesar da instabilidade, foram feitas em três horas de abertura do sistema 3.336 inscrições. A pasta sugere que interessados devam manter a tentativa de acesso.
Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) diz ver com preocupação a instabilidade no site e diz que vai solicitar a prorrogação do prazo para inscrição.
Edital
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira o edital para selecionar profissionais que queiram aderir ao programa "Mais Médicos". Serão ofertadas 8.517 vagas, das quais 8.332 abertas em decorrência da saída de médicos cubanos do programa, que devem deixar o país até o dia 12 de dezembro.
O governo de Cuba anunciou na semana passada o rompimento unilateral da participação no projeto. O motivo para a decisão foram as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) com críticas ao programa.