Desde a invenção da prensa de tipos móveis, pelo alemão Johannes Gutemberg (1400 - 1468), por volta de 1950, os livros passaram a chegar a uma maior parcela da população. Nos dias de hoje, podemos encontrar bibliotecas e livrarias sem muito esforço. Mas, mesmo estando disponíveis em bibliotecas escolares ou municipais, os livros não têm despertado tanto interesse nas pessoas como já despertou um dia. Com os avanços da tecnologia, e todas as respostas ao alcance de um clique, a busca por livros passou a ser coisa do passado.
O que muita gente não sabe é que a leitura pode trazer muitos benefícios ao nosso dia a dia. Criar o hábito de ler ajuda na saúde física e mental, influenciando diretamente no estímulo à criatividade, além de ampliar o vocabulário. O gosto pela leitura também pode ajudar no futuro profissional. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, pessoas que leem de forma espontânea, têm mais chances de conseguir crescer profissionalmente.
Outra vantagem de tornar a leitura algo cotidiano é que ela pode ser utilizada como exercício para nosso cérebro, visto que quando lemos o sangue flui por áreas menos ativas. Esse hábito pode funcionar como um treinamento ao cérebro, de forma que ele se torne melhor em atividades que exijam compreensão e concentração.
A literatura também é uma ferramenta e tanto para melhorar a capacidade de memorização. Quando estamos lendo, a memória é estimulada a todo momento para se lembrar de nomes de personagens e lugares.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, também no Reino Unido, apontou que ler é uma estratégia mais eficiente para diminuir o estresse, do que caminhar ou escutar música. Não há como se tornar um leitor assíduo do dia para a noite, mas iniciar uma rotina de leitura, começando por livros pequenos e com temas de interesse do leitor podem ajudar a despertar essa paixão. Após entrar nesse mundo paralelo da leitura, aproveite e desfrute cada momento como se fosse a última página.