Nos últimos anos a comunicação digital tem ganhado cada vez mais evidência. O imediatismo e a possibilidade de interação tem deixado as mídias tradicionais preocupadas. Hoje, não basta apenas ser uma marca conhecida, é importante que seja engajada e possua bom relacionamento com o público.
O mercado de Social Media está em ascensão, de acordo com uma pesquisa realizada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o investimento em mídias digitais no país deve ter um crescimento de 12% ao ano até 2021. Esse crescimento se deve a democratização da Internet, principalmente devido aos celulares, que mantém as pessoas conectadas o tempo todo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 63% dos domicílios possui Internet, ou seja, mais de cem milhões de pessoas estão conectadas e passíveis a publicidade.
A democratização, juntamente com o marketing digital, possibilitou também outras situações, como os e-commerces e marketplaces, espaços que fazem vendas online e, por vezes somente dessa forma, sem qualquer loja física de suporte. Essas lojas utilizam do marketing digital para captar clientes, de forma que os empresários conseguem fazer tudo sentados no sofá da sala, com um investimento relativamente pequeno.
O baixo custo para manter a publicidade nas mídias é um dos fatores que a fez crescer tanto, pois, grandes empresas que investiam milhões em inserções na televisão, sem por vezes possuir grande sucesso com campanhas unilaterais, têm hoje a possibilidade de investir muito pouco, com resultados em tempo real, além de haver a possibilidade da bilateralidade, por meio de comentários e chats direto com os clientes, bem como o direcionamento para a compra.
Ou seja, a onda do marketing digital vem beneficiando a grandes e pequenas empresas, desse modo, se você tem um negócio ou vontade de começar um, não deixe de investir em publicidade online e deixe que os algoritmos façam a venda por você!