Alguns clientes da operadora Tim relataram ontem, nas redes sociais, que acordaram uma hora mais cedo devido a uma mudança automática dos celulares para o horário de verão. Há relatos de iPhones e aparelhos Android afetados pelo problema.
Este ano, o horário de verão começa somente no dia 18 de novembro. Entretanto, a data desta segunda-feira, 15, coincide com o início do horário de verão do ano passado. Tradicionalmente, o horário de verão começa geralmente no mês de outubro, mas este ano, por causa das eleições, o presidente Michel Temer (MDB) adiou a data de início para o mês seguinte. Em 2018 também houve outra situação específica: o horário de verão estava previsto para começar dia 4 de novembro, mas o presidente adiou mais uma vez para o dia 18, depois que o Ministério da Educação (MEC) pediu a mudança para não prejudicar os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em resposta à reportagem, a operadora disse que já identificou o cenário e está apurando as causas do probelma. "A empresa reforça que o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas pelo transtorno. Estamos trabalhando para solucionar o problema", afirmou. A TIM disse, ainda, que está checando internamente detalhes sobre o caso e que dará mais informações
em breve. (E.C.)