Começou ontem a imunização contra a gripe H1N1 dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais da região metropolitana de São Paulo. A ação faz parte da primeira etapa da antecipação da vacinação no estado. Deverão ser distribuídas nessa etapa 532,4 mil doses da vacina.
A vacinação será estendida para os grupos prioritários a partir do dia 11 de abril. Serão imunizadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes e idosos da capital e demais municípios da Grande São Paulo. A expectativa é atingir mais de 3 milhões de pessoas nessa segunda etapa.
Segundo a diretora técnica de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato, a antecipação da vacinação ocorreu porque o vírus começou a circular mais cedo do que o previsto neste ano. "Normalmente, a gente espera que o vírus circule no inverno, mas ele se antecipou para o final do verão", ressaltou durante o lançamento da campanha.
A Região Metropolitana de São Paulo foi escolhida, de acordo com Sato, por concentrar o maior número de casos de gripe H1N1 registrados até o momento no Estado. Os profissionais de saúde foram priorizados por lidarem diretamente com pessoas infectadas. "O grande objetivo é proteger os profissionais de saúde que já estão na linha de frente de atendimento a essas pessoas".