Neste trecho da oração do "Pai Nosso", Jesus abordou uma das mais profundas necessidades do ser humano, o perdão. O perdão é uma moeda de duas faces: primeiro eu preciso do perdão, e segundo, eu preciso perdoar. O perdão divino abre a porta da minha comunhão com Deus, e o meu perdão humano restabelece o relacionamento com o meu próximo.
Em Mateus 6:12, Jesus direciona a nossa petição: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". Na realidade, creio, sem dúvida, que Deus perdoa infinitamente mais do que nós perdoamos os nossos devedores.
Simon Wiesenthal, escritor judeu, em seu livro "O Girassol" relata sua dificuldade em perdoar e cita um incidente em que um soldado alemão, à beira da morte, pediu-lhe perdão por haver matado muitos judeus. Ele desejava que um judeu o perdoasse. Wiesenthal recusou-lhe o perdão e, na mesma página, pergunta a si mesmo se havia feito coisa certa.
Quando perdoamos aqueles que consideramos nossos devedores, o nosso pássaro interior de liberdade, preso, vê a gaiola do ódio se abrir e sai para voar livre e feliz no infinito de paz do nosso ser, aquecido pelos raios multicoloridos do sol, alegre do amor.
O apóstolo Pedro perguntou a Jesus quantas vezes se poderia perdoar as ofensas recebidas: "Até sete"? O Senhor respondeu: "Até setenta vezes sete"; esta resposta significa que devemos perdoar sem limites. O perdão retira dos nossos ombros o pesado fardo carregado pelo sentimento de culpa.
A maioria das enfermidades humanas ocorre pela má administração dos nossos sentimentos, por não quererm perdoar a nós mesmos, ou a alguém que nos feriu pela prática do que julgamos ser na ocasião um mau comportamento.
A penitência, mesmo que seja pela autoflagelação do próprio corpo, é insuficiente para nos justificar. Somente quando nos sentimos perdoados por Deus, ou pelo nosso semelhante, aos quais infligimos ofensa temos o grato bem-estar em nossa mente ao sentir que nossa dívida foi paga pelo perdão. Paulo nos revela, em Romanos 5:1, que sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo.