Opiniões divididas, excessos ou intransigências, abuso de autoridade? Pouco importa. O que realmente vale é a restauração da moral de nosso País. Digo isso, pois está ficando insustentável ver um ex-presidente destruir as instituições jurídicas, dizendo, por exemplo, que o Supremo Tribunal Federal (STF) está "de joelhos" para ele e que o procurador-geral da República lhe "deve favores", em razão de sua nomeação.
O que falar, então, sobre o fato de esse senhor distratar seu advogado, impondo-lhe ordens de procedimentos técnicos que sequer conhece, além de indicar a ministro da Justiça um aliado seu, na tentativa de "segurar" as investigações, de ter controle sobre elas?
Em suas falas, o ex-presidente arrasa com todos os operadores de Direito, incluindo ministros, juízes, promotores, procuradores, advogados, agentes... Mas, nada surpreendente, se levarmos em conta que trata-se de alguém que nega ser dono de um apartamento de 215 metros quadrados localizado no Guarujá repleto de indícios que sustentam o contrário.
Não sei mais o que pensar sobre um País que é comandado por uma presidente, que, na calada da noite, envia um termo de posse ao "amigo", para que o documento valha como uma espécie de habeas corpus preventivo. Tudo isso deixa claro que Lula sempre foi o presidente do Brasil, mesmo quando não era. Por fim, institucionalizaram a lambança e instalaram o "Parlamentarismo Branco", onde temos a criatura como fantoche e o criador como primeiro-ministro. Este é o País do Carnaval, da feijoada, da cachaça e da ressaca, sem dúvida alguma.
Na opinião de um dos meus mestres preferidos, o jurista Hélio Bicudo, "todo cidadão tem de depor e, se não vai por bem, vai por mal. Homens públicos têm de se disporem a colaborarem ainda mais em comparação com um cidadão comum". 
O que falta para o impeachment? Acho que apenas vergonha na cara e brio dos políticos brasileiros, assim como a aplicação devida do Direito por parte de ministros, juízes e promotores. Como costumo dizer em sala de aula, nas faculdades onde leciono, o Direito não admite pessoas sem coragem. Assim espero.