Ser mulher, o que significa exatamente?
Significa assumir um dom divino, uma graça, de ter uma vida multifacetada, cheia de acontecimentos, dos mais diversos, significa lembrar de todas as mulheres que foram nossos espelhos, nossos exemplos (a avó, a mãe, as tias, as amigas, as professoras).
Foi dito, sabiamente, que "as mulheres sabem encarnar a ternura de Deus, sua misericórdia, que se traduz em disponibilidade para dar tempo, mais que ocupar espaços, para acolher em lugar de excluir." E ainda que, "mulheres são educadoras de paz com todo o seu ser e todo o seu agir, sejam testemunhas, mensageiras, mestras de paz entre as pessoas e as gerações, na família, na vida cultural, social e política das nações, especialmente nas zonas de conflito e de guerra".
Significação para uma vida, que embora com potencial não visível a olhos nus, contempla um universo de sonhos como estrelas, de força como o infinito é de amor como o cosmos. Mulher que de tanto amor gera vida em seu ventre, sofre mas ama, luta e vence cada dia de sua existência.
As potencialidades da alma feminina, antes traduzidas por poetas, agora são temáticas disseminadas como virtudes, cujo valor excede ao de pedras preciosas e, continuam encantando e espantando muitos incrédulos da força da mulher, da resiliência, da persistência e da sensibilidade. Fonte inesgotável de amor, de solicitude e praticidade, de comprometimento com tudo que faz, a mulher vem, a cada dia, mostrando que esses diferenciais são importantes em todos os segmentos da vida cotidiana, mas que também podem, e devem, fazer diferença no âmbito público, tanto quanto no privado.
Apoderar-se desse Dom Divino de Ser, verdadeiramente Mulher é Benção, que deve ser agradecida todos os dias, pois os desafios são cada dia maiores, as lutas mais constantes e, as barreiras de preconceito velado da sociedade hipócrita cada dia maiores. Assim caminha a humanidade, mas as mulheres avançam, sendo as adjutoras e assumindo protagonismos inéditos.