A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas auto-escolas para quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dirigir carros de passeio. O candidato terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As auto escolas que não apresentarem o simulador serão autuadas pelo Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Em relação à eficiência do novo equipamento, nada a discutir, já que toda ação que auxilie o futuro motorista na condução mais confiante do veículo, é válida. O problema é a grande máfia instalada em algumas auto escolas do Brasil, onde muitos alunos, que mal têm noção de direção, compram suas carteiras de habilitação sem dificuldade alguma.
Exitem até sites especializados em venda de CNH para carro e moto, onde até mesmo analfabetos podem tirar a habilitação para dirigir. E esses "especialitas" não se prendem apenas à venda da CNH, mas também renovam o documento, adicionam outras categorias de direção de seus "clientes", fazem licenciamento e zeram infrações de trânsito.
No ano passado, o atacante Malcom, do Corinthians, obteve sua CNH apenas 20 dias após a realização da prova prática. Com esta suspeita, a Justiça descobriu que o esquema para compra de CNH teria beneficiado quase 5 mil pessoas em cidades do interior do Estado de São Paulo. É bom lembrar que, quem compra a carteira de motorista, pode ter a habilitação suspensa e até responder por falsidade ideológica e fraude. Na ocasião, mais de dez funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram afastados por suspeita de participar do esquema que teria movimentado R$ 10 milhões.
A pessoa que compra sua CNH, principalmente se não estiver familiarizada com a direção e o trânsito, não deve esquecer que corre um grande risco de se acidentar e ainda colocar outras pessoas em risco de morte. Entre janeiro e junho de 2015, São Paulo registrou 519 acidentes fatais de trânsito. Um ano antes, o trânsito matou 637 pessoas.
Como qualquer outra atividade, dirigir bem exige prática. Não são algumas horas com o instrutor da auto escola que transformará um aprendiz de motorista em um condutor experiente, mas esta iniciação é fundamental para que o futuro motorista comece a ganhar confiança.
Reclamamos muito (com razão) das ações fraudulentas (não raras) dos políticos que comandam o País. E se eles não dão o bom exemplo para a população, não cabe a nós participarmos do jogo sujo da corrupção e fraude. Façamos a nossa parte.