A vida de aposentado no Brasil não está fácil e deve piorar. Imagine a situação do cidadão que trabalhou a vida inteira, pagou caro em impostos e contribuiu com a previdência. Hoje, ele não consegue ter seu benefício reajustado corretamente, sendo necessário, na maioria das vezes, entrar na Justiça e esperar pela decisão sentado, já que aqui ela é demorada. Se o aposentado já está insatisfeito, quem ainda vai se aposentar pode ficar bem mais preocupado.
O governo federal pretende, a qualquer custo, dar início a uma reforma na Previdência Social. O objetivo é diminuir os gastos no setor, pois, segundo a presidente Dilma Rousseff e os economistas aliados dela, os valores são muitos altos e o governo federal não consegue mais dar conta do pagamento de tantos benefícios.
Para iniciar o debate é cabível lembrar as formas de custeio. O dinheiro para pagar o aposentado vem de uma dezena de fontes. Até mesmo valores da loteria federal são destinados à Previdência Social. Se não bastassem as enormes contribuições que os trabalhadores recolhem todos os meses, com os descontos nas folhas de pagamentos, o governo conta com outras opções para manter o fundo do INSS. Mesmo assim, falta dinheiro.
Dilma fala em estabelecer uma idade mínima para se aposentar e em aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores. Tudo isso, segundo ela, melhoraria o fluxo do caixa da Previdência Social. Quem pensar um pouco sobre o assunto, rapidamente, perceberá que isso não basta para salvar um caixa no vermelho. Ou seja, as medidas do governo não são tão objetivas quanto parecem. O buraco é mais fundo.
O que vemos é uma má gestão dos recursos por parte do governo federal. O Brasil é um dos países que mais arrecadam em impostos, são trilhões de reais pagos pelos trabalhadores, a maioria deles de classe média ou classe média baixa. O dinheiro destinado à Previdência Social também não é pouco. Só a Receita Federal, por meio da loteria, destina bilhões por ano para este fim.
A presidente fala ainda que é preciso modificar as leis por causa da expectativa de vida que está aumentando. Para esse argumento, basta um exemplo simples. Se considerarmos que a expectativa de vida chegue a 80 anos. Um homem comum se aposenta com 70 anos. Ele teria apenas dez anos para usufruir de sua aposentadoria. Teria trabalhado mais de 40 anos para receber um salário mínimo durante uma década. Justiça e coerência são o que mais falta em nosso atual governo.