A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo subiu em setembro, passando de 13,9% em agosto para 14,2%, revela a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita todos os meses pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). É a oitava queda consecutiva da taxa de desemprego na região.
Segundo os dados da pesquisa, o contingente de desempregados foi calculado em 1,581 milhão de pessoas, 44 mil a mais do que no mês anterior.
Os dados mostram também que, em setembro, o nível de ocupação cresceu 0,3% e o contingente de ocupados foi estimado em 9,550 milhões de pessoas. O resultado pode ser atribuído ao aumento do número de empregados no setor de serviços (0,5%) ou à criação de 29 mil postos de trabalho),e no setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (0,3%) ou geração de 6 mil postos de trabalho). Na construção civil, houve queda de 1% no total de empregos (menos 7 mil vagas) e na indústria de transformação foram menos 4 mil empregos (0,3% a menos)..