O Centro de Compras Popular de Suzano, localizado na avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena, já abriu as suas portas para o público na manhã de ontem. A inauguração oficial do empreendimento, no entanto, está agendada para a próximo terça-feira. No seu primeiro dia de funcionamento, como já era previsto, o que se viu não foram transações comerciais, mas sim muito trabalho ainda sendo feito para finalizar as áreas em comum, como estacionamento e corredores.
Além disso, a grande maioria dos comerciantes estava no mesmo ritmo: batendo pregos, pintando e deixando os últimos detalhes prontos para exporem os seus produtos.
"Estou arrumando as coisas, quero deixar tudo perfeito. Minha esperança é que o centro de compras dê certo e seja um local bastante visitado. Aqui dentro estou me sentindo em casa, com muito mais segurança e conforto. Fiquei 25 anos vendendo frutas na rua da estação e já não aguentava mais ficar debaixo de chuva e tendo de correr da polícia", contou o proprietário de uma das lojas, Paulo Bizarria, que acredita que os clientes começarão a frequentar o local após a inauguração: "Começa mesmo depois de terça-feira. Daí para frente, todos vão abrindo as portas e deve ficar bom, a freguesia deve começar a vir."
Um pouco mais adiantada, a comerciante Camila Santos, dona de uma loja de artigos variados, já estava com tudo praticamente pronto, mas sem faturar. Além de começar a se preocupar com o início das vendas, está em dúvida se a Prefeitura de Suzano irá fazer o combinado e tirar todos os ambulantes das ruas da região.
"Estou há dias arrumando tudo, abri a porta agora. Logo deve começar a entrar gente. Mas o que mais me preocupa é a concorrência desleal com os ambulantes. Trabalhei na rua muito tempo, mas agora estou regularizada, pagando aluguel, e se tiver que competir com eles será ruim. A prefeitura prometeu, agora quero só ver se isso vai ser verdade", cobrou a vendedora.
Essa, porém, é uma preocupação com motivos, já que durante a visita da reportagem ao local, não foi preciso andar muitos metros para flagrar vários "camelôs" trabalhando sem constrangimento. Alguns deles, inclusive, estavam com suas barracas bem em frente ao novo centro de compras. A inauguração oficial acontece no dia 4, com a presença do prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB).
O shopping popular foi criado para abrigar os ambulantes retirados da passarela sobre a linha do trem, no centro, em 2013. Ao todo, o espaço abrigará mais de 160 boxes, banheiros, playground, sala de administração e estacionamento.