Três homens maiores de idade e um adolescente foram detidos, na madrugada de ontem, na rodovia João Afonso de Souza Castellano (antiga avenida Henrique Eroles - SP-66), na altura do 8000, no Jardim Tropical, em Itaquaquecetuba, instantes depois de um "arrastão" praticado em bairros da cidade. Fernando José Santos de Holanda, de 27 anos, Juarez Silva de Araújo Júnior, 25, Lucas de Oliveira Clemente, 20, e um menor de 15 anos - todos da zona leste da capital -, são suspeitos de terem praticado quatro assaltos em Itaquá, vitimando pelo menos cinco pessoas. O "arrastão" ocorreu, segundo confissão dos acusados à polícia, das 20 horas de quarta-feira até a meia-noite de ontem. Com o bando estava com alguns objetos das vítimas, bem como um revólver calibre 32 municiado com um cartucho íntegro.
A detenção do grupo foi feita por policiais militares de São Paulo, que patrulhavam o local e suspeitaram de um Gol preto com os quatro ocupantes. Eles tentaram fugir, ao ver a viatura, e jogaram uma arma de fogo na rua, mas 200 metros adiante foram abordados pelo tenente Jonas e os cabos Laelcio e André Luis da Força Tática do 29º Batalhão. No bolso da bermuda de um dos presos estava o relógio de uma das vítimas e outro relógio, também de uma vítima, no pulso dele, além de R$ 494 na cueca. No porta-objetos, atrás do banco do motorista, foram achados sete celulares. Eles acabaram admitindo os roubos e os PMs acharam o revólver dispensado na fuga.
Na delegacia, as vítimas também reconheceram os suspeitos e afirmaram terem sido roubadas na Vila Monte Belo e Vila Gepina. Em depoimento à polícia, um dos suspeitos teria dito que, durante um assalto, um deles chegou a disparar. No entanto, não foi informado se o tiro acertou alguém. Os comparsas dele negaram o fato. A polícia investigará se a quadrilha participou de mais crimes.